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Perguntas Frequentes

O que é controle de ponto? 
O controle de ponto é um gerenciamento de jornada de trabalho que permite registrar todos os horários dos colaboradores. Com isso, a empresa acompanha o cumprimento da jornada de trabalho do colaborador e, ao mesmo tempo, assegura que os horários do colaborador sejam registrados e arquivados, dando mais transparência na relação entre empresa e colaborador, além de maior segurança jurídica.
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Como funciona o controle de ponto eletrônico? 
O sistema de ponto eletrônico pode ser instalado pelo smartphone do colaborador, ou até mesmo por um dispositivo fornecido pela empresa como um notebook ou tablet. Há também o reconhecimento facial onde o colaborador consegue fazer o registro de ponto e o comprovante é encaminhado por e-mail, sendo esta uma tecnologia segura e prática para registrar e acompanhar a jornada dos funcionários. O sistema faz automaticamente o cálculo de horas extras, adicionais noturnos e banco de horas, economizando o tempo do RH com os relatórios. Além disso, como o ponto funciona totalmente online, o DP (Departamento Pessoal) tem acesso em tempo real para fazer o acompanhamento de atrasos e faltas dos funcionários.
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Quais informações constam no controle de ponto?
O sistema deve ser alimentado com informações pessoais do profissional, PIS, dados da empresa, jornadas de trabalho, escalas, cargos e departamentos, jornada de trabalho e etc
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Quem precisa fazer o controle de ponto? 
Em qualquer empresa o controle de ponto é fundamental para comprovar os horários de saída e entrada, horas extras e intervalos dos funcionários. Empresas com mais de 20 funcionários precisam fazer o controle de ponto, de acordo com o Parágrafo 2º, do Art. 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
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Quais são as vantagens de um controle de ponto?
  • Redução de custos;
  • Coleta de dados feita com segurança zerando a possibilidade de erros nos espelhos de pontos batidos;
  • Melhor organização das escalas de férias dos colaboradores;
  • Mais agilidade na montagem da escala de trabalho;
  • Resolução em tempo real dos espelhos e folhas de pontos;
  • Personalize a escala de férias dos colaboradores;
  • Painel para os gestores tomarem decisões estratégicas;
  • Relatórios com as informações mais importantes para o RH;
  • A empresa tem a liberdade de definir os locais para marcação de pontos;
  • Gerenciamento facilitado do banco de horas;Avisos no caso de possíveis ausências.
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O que é Abono de Faltas?
O Abono de faltas é uma reposição de horas feito pelo administrador, utilizado em casos específicos onde não haverá descontos e nem reposição de horas.
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Para quais casos o Abono de Faltas é válido?
  • Atestado médico;
  • Casamento;
  • Comparecimento à justiça;
  • Doação de sangue;
  • Eleições;
  • Entidade sindical;
  • Férias;
  • Morte de pessoas próximas;
  • Nascimento do filho;
  • Serviço militar;
  • Vestibular.
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O que é Fechamento de Folha de Ponto?
O Fechamento do Ponto é a verificação e conclusão de todos os registros de pontos na jornada de trabalho que um colaborador em determinado período dentro da empresa, os salários dos colaboradores são calculados com base nas horas trabalhadas. O fechamento de folha de ponto é, sem dúvida, uma das atividades mais importantes na rotina do RH de uma empresa.
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O que diz a CLT sobre o Fechamento de Folha de Ponto?
A lei determina que todas as empresas tendo um devido numero de colaboradores é obrigatório o controle sobre a jornada de trabalho de seus colaboradores. E essa atividade é feita por meio do registro da jornada de trabalho, a qual deve constar todas as informações referente aos horários em que o colaborador inicia, termina e pausas sua jornada.

O artigo 47 do Decreto Lei nº 5.452/43 da CLT, no segundo parágrafo, as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a manter um registro com as entradas e saídas dos colaboradores.
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